domingo, 9 de dezembro de 2007

Afogada no caos

Diário Catarinense ; Moacir Pereira ; 9/12/2007

Engarrafamentos monstruosos e irritantes viraram rotina na sofrida vida dos catarinenses que trabalham, residem ou visitam Florianópolis. Congestionamentos intermináveis repetem-se todos os dias na Via Expressa, principal corredor de acesso à Ilha de Santa Catarina, no período matutino, para a entrada na Ponte Pedro Ivo Campos; e à tarde, do lado insular, na busca pela Ponte Colombo Salles.

Alguém tem notícia de projeto do DNIT para solucionar ou amenizar este drama que atormenta diariamente a vida de milhares de pessoas? O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis possui algum projeto que contribua para melhorar o fluxo de veículos no principal acesso à Capital? E a Câmara Municipal, que vive mergulhada em debates retóricos e enfadonhos dos vereadores sobre a Operação Moeda Verde, tem ao menos conhecimento deste cenário caótico que nunca se modifica?

Filas enervantes agora dominam até a Avenida Beira-Mar Norte, principal artéria do sistema viário. No Centro, com falta de tudo, nem se fala. Elas se estendem até a Casa da Agronômica. O que propuseram os planejadores? E o que tem feito a Guarda Municipal para evitar essa degradação?

O pior

A Lagoa da Conceição cresce assustadoramente. Edifícios de apartamentos são construídos até em ruas onde dois carros não se cruzam, de tão estreitas. O Distrito de Ingleses expande-se sem qualquer controle ou planejamento urbano condizente. O Campeche explode em desorganização.

E a Câmara Municipal, que deveria propor debates e aprovar leis para conter a especulação imobiliária predatória, as selvas de pedra que avançam como cupins na madeira, faz o quê? Perde seu precioso tempo em enfrentamentos partidários de conteúdo e objetivos discutíveis. Aprovou, por unanimidade, a Lei de Incentivo à Hotelaria e há meses realiza sucessivas reuniões para decidir se processa o prefeito. Ficou quase dois meses discutindo nova representação contra Dário Berger. De quem? Do conselho da OAB? De um partido? De uma federação? Não! De um estudante que obteve 12.023 votos na eleição para a Câmara Federal.

Estatísticas revelam que média de 2,5 mil veículos novos por mês são emplacados na Grande Florianópolis. São 30 mil carros por ano, o que acrescenta, fisicamente, 180 quilômetros nas apertadas vias da Ilha.

Neste ritmo acelerado, com órgãos públicos tão frágeis, omissos ou incompetentes, a Ilha de Santa Catarina vai se deteriorando, perdendo o que resta de qualidade de vida. Estrangulada pela inépcia e afogada no caos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial